6 de agosto de 2012

Um milhão de babacas

Que o conceito de "rede social" e "publicidade" ja são facilmente confundidos todos nós sabemos... empresas investem pesado em suas campanhas e contam muitas vezes mais com o Facebook e Twitter do que com os bons e velhos intervalos comerciais (e anúncios de rádio também, para os veteranos das AMs e  FMs). Até aí, nada de muito diferente. Já estamos nos acostumando ás dezenas de compartilhamentos visando um desconto ali ou um jantar aqui e até mesmo a aguardar alguns segundos para assistir um video no youtube enquanto aquele anúncio chato passa... nós nos adaptamos ao conteúdo publicitário na internet mesmo que involuntariamente. Mas eis que surge transbordando nas timelines brasileiras a mais nova campanha do Rei do Hamburguer: acesse o aplicativo e GANHE um sanduíche.
Sim, você não vai gastar um centavo pra comer algo que gastaria em torno de 15 reais (combo com refrigerante e acompanhamento) e a empresa ainda promete DAR um milhão de hamburgueres pro primeiro milhão de usuários a acessarem o aplicativo.
Incrível, não?
Não.

Antes de tudo, ao aceitar o lanche gratuíto você dá permissão ao aplicativo de ter acesso ao seu nome, fotos, lista de amigos, gênero, id, endereço de email, aniversário e qualquer outra informação que esteja "pública" em suas configurações de privacidade.
Depois de ser tabelado pelo Rei, voce automaticamente compartilha que acabou de ganhar um sanduíche...sim, seu nome e sua foto aparecem vinculados ao nome da empresa junto com a mensagem "Eu já garanti o meu.". Em outras palavras; você acabou de ser tornar garoto(a) propaganda do Rei dentro do seu própriio perfil, fazendo a publicidade pros seus amigos que eles também podem conseguir comer de graça e como isso é incrível (pero no mucho).
Mas a grande sacada é: se o Brasil tem em torno de 46 milhões de usuários no Facebook, 1 milhão representa 2.17% do total de contas...pouco? Considerando que a média de "amigos" por usuário é 130 temos a teoria dos seis graus de separação elevada a uma nova dimensão - em tese, 130 milhões de pessoas vão receber a propaganda do Rei em suas timelines. Não precisa ser publicitário pra ver o quanto o esquema é vantajoso.

Então concluo parabenizando todos vocês que venderam suas informações pessoais e ainda vestiram publicamente a camiseta de uma empresa particular, estrangeira e que visa exclusivamente o lucro e tudo isso em troca de UM HAMBURGUER. Mas pensando bem, não da pra criticar o sistema de barriga vazia né? 
Vocês são realmente incríveis.

*Sinto muito pelos possíveis erros de gramática e pelas generalizações numéricas. Mas se os mesmos, a seu ver, anulam a validade do texto...sinto muito por você.