Que o conceito de "rede social" e "publicidade" ja são facilmente confundidos todos nós sabemos... empresas investem pesado em suas campanhas e contam muitas vezes mais com o Facebook e Twitter do que com os bons e velhos intervalos comerciais (e anúncios de rádio também, para os veteranos das AMs e FMs). Até aí, nada de muito diferente. Já estamos nos acostumando ás dezenas de compartilhamentos visando um desconto ali ou um jantar aqui e até mesmo a aguardar alguns segundos para assistir um video no youtube enquanto aquele anúncio chato passa... nós nos adaptamos ao conteúdo publicitário na internet mesmo que involuntariamente. Mas eis que surge transbordando nas timelines brasileiras a mais nova campanha do Rei do Hamburguer: acesse o aplicativo e GANHE um sanduíche.
Sim, você não vai gastar um centavo pra comer algo que gastaria em torno de 15 reais (combo com refrigerante e acompanhamento) e a empresa ainda promete DAR um milhão de hamburgueres pro primeiro milhão de usuários a acessarem o aplicativo.
Incrível, não?
Não.
Antes de tudo, ao aceitar o lanche gratuíto você dá permissão ao aplicativo de ter acesso ao seu nome, fotos, lista de amigos, gênero, id, endereço de email, aniversário e qualquer outra informação que esteja "pública" em suas configurações de privacidade.
Depois de ser tabelado pelo Rei, voce automaticamente compartilha que acabou de ganhar um sanduíche...sim, seu nome e sua foto aparecem vinculados ao nome da empresa junto com a mensagem "Eu já garanti o meu.". Em outras palavras; você acabou de ser tornar garoto(a) propaganda do Rei dentro do seu própriio perfil, fazendo a publicidade pros seus amigos que eles também podem conseguir comer de graça e como isso é incrível (pero no mucho).
Mas a grande sacada é: se o Brasil tem em torno de 46 milhões de usuários no Facebook, 1 milhão representa 2.17% do total de contas...pouco? Considerando que a média de "amigos" por usuário é 130 temos a teoria dos seis graus de separação elevada a uma nova dimensão - em tese, 130 milhões de pessoas vão receber a propaganda do Rei em suas timelines. Não precisa ser publicitário pra ver o quanto o esquema é vantajoso.
Então concluo parabenizando todos vocês que venderam suas informações pessoais e ainda vestiram publicamente a camiseta de uma empresa particular, estrangeira e que visa exclusivamente o lucro e tudo isso em troca de UM HAMBURGUER. Mas pensando bem, não da pra criticar o sistema de barriga vazia né?
Vocês são realmente incríveis.
*Sinto muito pelos possíveis erros de gramática e pelas generalizações numéricas. Mas se os mesmos, a seu ver, anulam a validade do texto...sinto muito por você.
6 de agosto de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)

7 comentários:
Na verdade você tem que marcar a janelinha do "eu autorizo a utilização das minhas informações" e só compartilha se quiser...
Querido Anônimo;
Clausula 15 dos termos da promoção, que você provavelmente não leu;
"os Participantes regularmente cadastrados no aplicativo intitulado “1 milhão de fãs”, expressam sua voluntária e gratuita participação e concordam em autorizar, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, o uso de suas imagens, nomes e som de voz, pelo Burger King em: fotos, cartazes, filmes, spots e/ou peças promocionais, em qualquer tipo de mídia, suportes e/ou meio de transmissão, analógico ou digital, para os fins de divulgação do presente concurso, sem que (empresa) tenha que fazer qualquer pagamento para tanto."
Sem mais
aff, q chatinho mimimimi
e se eu "vendi" minhas informações? o q isso diz respeito a vc? eu ganhei um hambúrgui (hhahah) vendendo o meu nome e minha fotinho pro BK por 1 compartilhamento. e daí?
ai que mania de se meter na vida dos outros. E suas contas qm paga? E sua roupa de marca qm comprou?
Minhas informações. Meu facebook. Minha vida.
Amo BK, não ligo de fazer publicidade pra eles.
Espero sinceramente que você só consuma produtos de empresas limpinhas e bonitinhas que não visam só o lucro, que são nacionais, estatais... senão amigo, sinto te informar: seu texto é uma hipocrisia do caralho. Se sim, você continua sendo um babaca por se importar com o que as pessoas fazem com suas próprias vidas. Desculpa, é que eu tendo a achar qualquer um que tente regular minha vida BASTANTE suspeito, sabe?
HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAH engraçado você. Fala como se eu tivesse dado meu cartão de crédito, cpf, identidade, impressão digital e tudo mais para eles. Caso você não saiba, só de ter um facebook, todas as informações contidas nele podem ir para as mãos de qualquer um, afinal elas são públicas. O aplicativo só serviu como uma forma de automatizar isso.
Essa sua forçação de barra comunistóide danoninho não faz de você um formador de opinião revolucionário, e sim apenas um revoltado sem saber pra onde atirar. Antes de sair falando pelos cotovelos, usar o bom senso, nem que seja um pouquinho.
Vou comer meu hamburger feliz da vida. Afinal de contas eu vendi minhas informações por ele né? Coisa que o BK poderia ter conseguido de graça.
Bom, julguei e foi julgado por vocês em troca...nada mais justo. Agora a idéia não foi tentar regular a vida de ninguém! Vocês tem a liberdade pra fazer o que quiserem inclusive de vir aqui me chingar por se sentirem ofendidos com a minha opinião.
Postar um comentário